quarta-feira, 15 de junho de 2016

Expo Bairrada em Oliveira do Bairro 2016




A ExpoBairrada 2016 vai realizar-se entre os dias 8 e 17 de julho, no Espaço Inovação, elevando Oliveira do Bairro a capital da região bairradina, apresentando as suas múltiplas vertentes diferenciadoras, como são a indústria, o comércio e os serviços, mas também a gastronomia e a enologia ou o artesanato e o desporto equestre.
Este ano com um novo conceito – “Tanta Bairrada num só Espaço” –, a ExpoBairrada apresenta também um cartaz de espetáculos ao nível dos melhores eventos musicais do país, com nomes como Mikael Carreira, Agir, Richie Campbell, Azeitonas, Quim Barreiros ou C4 Pedro, entre outros, que se juntam a José Cid, nome incontornável do panorama musical nacional e que tradicionalmente tem atuado na primeira noite do certame, trazendo invariavelmente milhares de pessoas a Oliveira do Bairro. De salientar que o Espaço Inovação contará com 3 palcos, apostando na diversidade e qualidade não só dos “grandes nomes da música nacional” mas também em projetos musicais do concelho e da região, que na ExpoBairrada têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho para um público mais vasto.

Com organização da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a ExpoBairrada apresenta-se como o palco privilegiado para a afirmação e desenvolvimento da economia da região, “constituindo-se como um contributo, apoio e incentivo ao nosso tecido económico, na certeza de que vale a pena investir em iniciativas que promovam as empresas e o concelho, gerando riqueza e criando emprego”, conforme refere Mário João Oliveira, Presidente da autarquia.

O salto qualitativo do certame conseguido no ano passado vai ter sequência nesta edição de 2016, com o aumento significativo do número de expositores, em mais uma prova de que o tecido empresarial reconhece este certame como a grande montra do que de melhor se faz nesta região, contribuindo para a construção da marca Bairrada enquanto património identitário.

Para a edição de 2016, o Município de Oliveira do Bairro volta a contar com a parceria de entidades locais e regionais, como são os casos da Associação Comercial Industrial da Bairrada (ACIB), Associação Equestre da Bairrada, Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro (CALCOB), Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada e Kiwicoop.

A versatilidade do programa permite a apresentação de um conjunto de propostas diversificadas e convidativas, a preços bastante acessíveis, para toda a família, para o público que procura conciliar negócios com lazer e para os aficionados da arte equestre.

As entradas para a ExpoBairrada variam entre 1,00€ e 1,50€, com acesso a todas as zonas. Para crianças até 10 anos de idade a entrada na feira mantém-se gratuita.


ESPETÁCULOS E EXPERIÊNCIAS NA EXPOBAIRRADA 2016

Ao longo dos 10 dias, de 8 a 17 de julho, o programa da ExpoBairrada apresenta um cartaz de espetáculos verdadeiramente irresistível, que procura ir ao encontro de todas as gerações e vai muito além dos cabeças de cartaz das várias noites. A aposta no desporto equestre sai também reforçada, com a realização de vários concursos nacionais de Saltos, de Modelo e Andamentos e ainda de Atrelagens, que vão decorrer ao longo de todo o evento.

A gastronomia e enologia, áreas diferenciadoras e grandes apostas económicas da Região, voltam a ter grande destaque na programação, destacando-se o Festival do Kiwi, um dos produtos ex-libris do concelho de Oliveira do Bairro, e várias provas de vinhos, que contarão com a presença de produtores e caves da Bairrada, num espaço dedicado ao efeito. Também a área do turismo terá uma presença reforçada nesta edição com uma representação da Turismo Centro de Portugal e de vários operadores turísticos.


Cartaz musical de grande qualidade

A ExpoBairrada 2016 volta a reunir um cartaz de luxo, que reúne alguns dos nomes mais populares e versáteis da atualidade, passando por vários estilos musicais como o Pop Rock, Reggae, Música Popular, Kizomba, R&B e Pop, entre outros.

Como tem sido tradição, José Cid “abre” o certame na 6.ª feira, 8 de julho, com mais um concerto onde os seus maiores êxitos, verdadeiramente transversais a todas as idades, serão ouvidos e cantados em uníssono por milhares de pessoas. Na noite seguinte, sábado, estreiam-se em Oliveira do Bairro Os Azeitonas, com o seu Pop Rock sofisticado e divertido, que vão levar o público a “ver os aviões”* no Espaço Inovação (*música “Anda comigo ver os aviões). Richie Campbell regressa ao palco da ExpoBairrada na 3.ª feira, dia 12, trazendo consigo a energia e os sons da Jamaica, para mais um espetáculo memorável. 4.ª feira é dia de música popular com Quim Barreiros, que fará a festa com a sua boa disposição e os seus êxitos “picantes” que agradam a todas as gerações. Também em estreia no Espaço Inovação, estará o eclético músico angolano C4 Pedro, na 5.ª feira, noite em que os sons africanos serão reis. 6.ª feira é dia de Agir. O jovem produtor e músico, que vai atuar também pela primeira vez para o público oliveirense, traz consigo R&B e Hip Hop, entre outros géneros, num espetáculo onde não faltarão temas como “Make Up” ou “Como ela é bela”. O clã Carreira regressa à ExpoBairrada, desta vez com Mickael, que apresentará um espetáculo inesquecível, cheio de êxitos em que o romantismo se veste entre o pop e a música de acento latino. Mais uma noite em que se esperam milhares de pessoas, de toda a região, para aplaudirem o talento e carisma de Mickael Carreira.

Também os talentos made in Bairrada vão ter palco, destacando-se a 5.ª edição do espetáculo musical “Canta-me como foi”, uma produção da Escola de Artes da Bairrada, e a orquestra Plano B, para além de bandas locais e DJ’s que diariamente vão animar as noites do certame.

Na área de exposição será possível conhecer o tecido industrial e comercial não só do concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a Bairrada, para além do melhor artesanato que se faz na região. No exterior do recinto destacam-se a área de restauração e os palcos, por onde vai passar grande parte da animação da feira. Para os mais novos, haverá uma “quinta pedagógica”, local onde poderão fortalecer a sua ligação com as tradições rurais do concelho, através do contacto privilegiado com a natureza e com os animais. 

Fonte: www.cm-olb.pt

sexta-feira, 13 de maio de 2016

IBEERIA Festival 2016

Por onde começar? Bem, digamos que escrever um artigo sobre um festival de cerveja artesanal depois de o ter visitado pode não ser a melhor ideia. Principalmente se, em prol do rigor que se nos exige, admitamos que não nos limitámos a olhar para o que nos rodeava. Mas isso também é uma prova de que vale a pena visitá-lo, não é verdade? Então vamos tentar manter a sobriedade do texto - mas só porque as regras do profissionalismo assim o exigem - e nem vamos incluir uns “glup” nem nada. Vá, só um pode ser, certo? Vamos a coisas sérias, que o tema assim o exige. Arrancou, ontem, no Mercado Manuel Firmino, o “IBEERIA Festival”, um certame que junta naquele espaço 16 cervejeiros artesanais - 10 portugueses e dois espanhóis -num evento de promoção da cultura cervejeira, que decorre paralelamente ao concurso “IBEERIAN Awards”, ao qual concorrem mais de 300 cervejas de todo o mundo, e cujos premiados serão anunciados no próximo domingo, no Mercado Manuel Firmino. 


sábado, 16 de abril de 2016

Albergaria conVIDA 2016

O Albergaria conVIDA 2016 está de volta para mais uma edição a decorrer entre 30 de junho e 3 de julho de 2016. 

Estão previstos os seguintes concertos:

30 de junho: Tinariwen
1 de julho: HMB
2 de julho: Áurea
3 de julho: DAMA

 













Fonte: My sound Magazine

sexta-feira, 15 de abril de 2016

AgitÁgueda 2016


O AgitÁgueda 2016, entre 2 e 24 de julho, tem já o seu cartaz de espetáculos definidos. Serão 23 dias de intensa programação cultural com muitos espectáculos, animação de rua, DJ’s, tasquinhas, o espaço Agitakids e o já célebre projecto “The Umbrella Sky”.

O programa musical do Agitágueda 2016 integra algumas das mais consagradas bandas nacionais e internacionais. António Zambujo, Cock Robin, Genes Love Jezebel, The Black Mamba e Dealema estão já confirmados.

Projetos locais integrarão também o cartaz de espetáculos, como de resto tem sido habitual, juntamente com o Festim – festival de musicas do mundo, organizado pela d’Orfeu.
Os milhares de chapéus-de-chuva coloridos que flutuam por algumas ruas da cidade, e que tem sido alvo de curiosidade de turistas e de múltiplas referências internacionais, vão voltar a assinalar o AgitÁgueda pela cidade. E como no último ano várias organizações e cidadãos se associaram à iniciativa, enfeitando as suas casas com guarda-chuvas, é crível que em 2016 a moda se continue a estender. Projetos de arte urbana vão voltar a marcar o festival, em décima edição.

O AgitÁgueda inclui uma área para crianças, o AgitaKids, espectáculos de rua, palco com DJ’s e tasquinhas que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho. Tudo na Praça 1º de Maio, junto ao Rio Águeda. As entradas são gratuitas.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Feira do Mirtilo em Sever do Vouga 2016



 A edição de 2016 da Feira Nacional do Mirtilo vai realizar-se em Sever do Vouga entre 23 e 26 de junho.

 

A Capital do Mirtilo acolhe a 9.ª edição deste que é o evento de referência em Portugal para a fileira do mirtilo. À semelhança dos anos anteriores, a Feira Nacional do Mirtilo terá uma vincada componente técnica com a realização de dois dias de palestras temáticas (dias 24 e 25), bem como uma área onde os agentes que operam na fileira do mirtilo mostram os seus produtos e serviços.

Durante os quatro dias do evento, de entrada gratuita, o Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga conta receber várias dezenas de milhar de pessoas para visitar os cerca de 100 expositores presentes esta ano, desde as artes e ofícios, passando pelos técnicos, viveiristas e produtores que vendem o mirtilo em fresco e seus derivados, não esquecendo a gastronomia local.

Além da componente profissional da Feira, a organização está a preparar um programa lúdico e de animação destinado às famílias que se desloquem a Sever do Vouga. Animação musical, animação para os mais novos, viagens em comboio turístico, visitas a plantações de mirtilos, apanha do mirtilo, showcookings, entre muitas outras atividades, estarão ao dispor dos visitantes durante os quatro dias da Feira Nacional do Mirtilo.

Programação

Benjamim estará presente no dia 24 de junho, sexta-feira, pelas 23h30, para um concerto na Feira do Mirtilo. No dia 25 de junho, sábado, haverá uma caminhada/ corrida vertical em Sever do Vouga, pelas 9h30. No mesmo dia, Ann Kristin, a segunda classificada da 2ª edição de Masterchef Portugal, vai estar na 9ª edição da Feira Nacional do Mirtilo para o showcooking para crianças às 11h30 e para adultos às 15h00.  Para a tarde do dia 26 de junho está confirmado o concerto de Quim Barreiros.

Fonte: agrotec
Feira do Mirtilo

terça-feira, 5 de abril de 2016

FICAVOUGA em Sever do Vouga 2016

O cartaz para a XXVI edição da FicaVouga, que regressa de 23 a 31 de julho, começa a desenhar-se. A organização já confirmou a presença de alguns nomes, numa edição que quer um programa cultural mais arrojado.

As novidades do FicaVouga começam a chegar. Como adiantou a organização ao Beira Vouga, confirmados estão já Ana Moura, AGIR, Deolinda, The Black Mamba, David Fonseca e Diabo na Cruz. A Câmara Municipal vem assim provar que a FicaVouga é uma aposta séria. Como adiantámos em edições anteriores, para 2016 o orçamento da FicaVouga ronda os 172 mil euros, um reforço de mais de 30 mil euros, relativamente a 2015.

sábado, 2 de abril de 2016

Feira Saberes e Sabores em Águeda 2016



























Fonte: CM Águeda

Festa das Almas Santas da Areosa em Aguada de Cima 2016

O lugar das Almas da Areosa, freguesia de Aguada de Cima, comemora entre os dias 2 e 10 de abril a romaria às Almas Santas da Areosa.

O programa é o seguinte: 

Sábado, 2 de abril
09:00h - Hastear das Bandeiras
09:30h - Arruada com os Gaiteiros promovida pela Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão
13:00h - Convívio com os gaiteiros e Mordomia promovido pela Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão
19:00h - Erguer do arco a cargo da secção Cultural da LAAC

Domingo, 3 de abril
07:00h - Salva de morteiros
09:00h - Chegada das bandas: - Banda Nova de Fermentelos e Banda Alvarense
10:00h - Procissão
11:00h - Missa Campal
12:30h - Procissão do Romeiro
16:00h - Concerto das Bandas
21:30h - Continuação do concerto das Bandas
23:50h - Descarga de fogo

Segunda, 4 de abril
14:30h - Abertura do Mosteiro
15:00h - Missa dedicada aos idosos
16:00h - Animação musical com duo Musical Tema
22:00h - Atuação do Grupo FAX
 
Sexta, 8 de abril
15:00h - Tarde infantil com palhaços
21:30h - Atuação do Grupo TV5

Sábado, 9 de abril
09:00h - XV Capítulo da Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão
21:30h - Atuação do Grupo Musical Vinil
23:00h - Atuação de Quim Barreiros
23:45h - Espetáculo pirotécnico de fogo-de-artifício e continuação do espetáculo musical

Domingo, 10 de abril
07:00h - Salva de morteiros
09:00h - Chegada da Banda Alvarense
10:30h - Missa campal
11:30h - Procissão de regresso à Igreja Matriz
13:00h - Entrega do Ramo à Juíza e Presidente
15:00h - Atuação do Grupo de Cantares Aquacantante
15:30h - Início do desfile
16:00h - Início do festival com os seguintes grupos:
            - Grupo Etnográfico "A nossa Terra" de Aguada de Cima
            - Grupo Folclórico "Dançar é viver" de Amadora
            - Grupo Folclórico "Danças e Cantares de Modivas" de Vila do Conde
            - Rancho Folclórico de "Santa Eulália de Lamelas" de Santo Tirso
            - Grupo "Recordações de Campia" de Vouzela
18:30h - Atuação do Grupo de Cantares Populares de Bustelo - Aguada de Cima
22:00h - Atuação do Grupo GJ Show
23:45h - Encerramento dos festejos

quinta-feira, 31 de março de 2016

"A Dama das Camélias" em Aveiro 2016

No próximo dia 9 de abril, o Teatro Aveirense irá receber o espetáculo "A Dama das Camélias" protagonizado por Sofia Alves, Ruy de Carvalho, Carmen Santos, Carlos Santos, Helena Veloso, Igor Sampaio, João de Carvalho, Joel Branco, Paula Marcelo, Pedro Carvalho, Rita Cleto e Tiago Careto.  O espetáculo começa às 21h30 e o preço dos bilhetes varia entre os 8€ e os 10€.

 “A Dama das Camélias” é inspirada na vida real de uma elegante cortesã francesa, Marie Duplessis (1824 – 1847), que viveu em meados do século XIX e que encantou Paris com a sua beleza. Escrita ainda no século XIX, por Alexandre Dumas Filho, esta obra é reconhecida por todos como uma das grandes obras da dramaturgia mundial. A história da vida desta cortesã baptizada por Dumas Filho, com o nome de Marguerite Gautier, é ainda hoje para muitos um grande fascínio. A história da mulher que se transformou numa personagem emblemática da literatura. Do teatro. Do cinema. E também da ópera (A Traviata). A historia da mulher que o amor transformou. A discussão moral e ética desta obra leva-nos ao famoso episódio bíblico: Se Jesus perdoou Maria Madalena, por que não podemos perdoar nós a Dama das Camélias?

domingo, 20 de março de 2016

FESTAME na Mealhada 2016

A Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada - FESTAME, realiza-se de 7 a 12 de junho de 2016, na zona desportiva da Mealhada. Alguns dos nomes revelados que irão estar presentes na FESTAME são:

9 junho (quinta-feira): UHF
10 de junho (sexta-feira): Lucky Duckies
11 de junho (sábado): Herman José
12 de junho (domingo): Aurea
















Fonte: cm-mealhada

III Feira da Saúde de Águeda 2016
























Fonte: cm agueda

sexta-feira, 18 de março de 2016

Festa do Folar na Pampilhosa 2016



























É já no próximo Domingo (de Ramos), dia 20 de março, que se realiza a tradicional Festa do Folar, no Largo do Freixo, na Pampilhosa, com inicio às 14h 30m.

O evento é organizado pelo Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa (GEDEPA) e pretende dar relevo aos “sabores e tradições da Páscoa”. Haverá bar e animação permanentes.

Os interessados em mais informações devem fazê-lo através do correio eletrónico casaquinhentista@gmail.com

domingo, 13 de março de 2016

Mazgani em Albergaria-a-Velha 2016

“Lifeboat” é o mais recente trabalho discográfico de Mazgani e inclui reinterpretações bem pessoais de temas de PJ Harvey, Elvis Presley, Cole Porter, Bee Gees, Lee Hazelwood, entre outros. O álbum foi gravado ao vivo, em estúdio, e representa a história do cantor através da obra de figuras marcantes do seu percurso musical. Mazgani é um cantor, compositor e guitarista natural do Irão, radicado em Portugal desde a Revolução dos Ayatollahs, em 1979. 

O artista irá atuar no próximo dia 24 de março, pelas 22h, no Cineteatro Alba. O espetáculo é gratuito. 

Fonte: cineteatroalba


sexta-feira, 11 de março de 2016

"Pontes Sonoras" em Albergaria-a-Velha 2016



















12 Março 2016 | Sábado | 21h30
SAC | CTAlba – Sala Principal PONTES SONORAS 5.ª ESSÊNCIA Versão 2.0
5€ | 75 min. | M/4
 
No âmbito do programa Incluir+ Música e da parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e a APPACDM de Albergaria-a-Velha, os utentes desta IPSS voltam a subir ao palco do Cineteatro Alba para apresentar 5.ª Essência Versão 2.0. Partindo do espetáculo do ano passado, vão ser evocados os quatro elementos da natureza – Terra, Ar, Água e Fogo – através de novas performances artísticas que englobam música, dança e teatro. A acompanhar os “artistas” da APPACDM estarão representantes de diferentes associações e coletividades, transformando 5.ª Essência Versão 2.0 num verdadeiro espetáculo da comunidade, para a comunidade.

Noite de Fados em Aradas 2016


Fonte: Casa Mãe de Aradas ASSCMA

sexta-feira, 4 de março de 2016

"Memórias (não) inventadas" em Oiã 2016

Vimos por este meio convidar toda a população e os nossos amigos, a estarem presentes no Sábado dia 19 de Março pelas 20:00 horas no Auditório de Oiã, para a Peça de Teatro "Memorias (não) inventadas" inserido no projeto de cooperação com a "Festa da Flor" da Junta de Freguesia de Oiã, do qual temos muito gosto de oferecer esta peça a organização da "Festa da Flor".

Proponente: Associação Jovem Oianense
Beneficiário: Organização "Festa da Flor"
Projeto: Teatralidades
Produção: Câmara Municipal de Ílhavo


















Fonte: Associação Jovem Oianense

quinta-feira, 3 de março de 2016

quarta-feira, 2 de março de 2016

Nathalie Pires em Oliveira do Bairro 2016



CONCERTO NATHALIE PIRES - FADO ALÉM, no próximo sábado 5 de março, pelas 21h30 no auditório do QA.

Preço | 10€*

Poderá adquirir bilhete directamente na bilheteira do QA de terça a sexta das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30; ou através da bilheteira online [ www.bol.pt ] procurando Quartel das Artes ou o nome do espetáculo.

*bilhetes com desconto de 50% c/ cartão municipal +65 e desconto jovem 4 aos 18 anos

Festival de Sopas em Vagos 2016

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Realiza-se, nos dias 9 e 10 de abril de 2016, a 7.ª edição do Festival de Sopas em Calvão.
O Festival, organizado pelo Centro Social Paroquial de Calvão, decorre no refeitório do Colégio Nossa Senhora de Apresentação de Calvão, e promete muita animação, com uma programação variada. 

No sábado, dia 9 de abril, o festival abre às 19h00 acompanhado pela música cubana do grupo “Soneduisa”. No domingo, dia 10, a abertura é às 12h00, onde ao longo do dia poderá assistir-se a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Vagos.

Fonte: cm-vagos

Festa do Sável e da Lampreia da Ria 2016





























No próximo dia 16 de Março, o Cais da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, vai receber o Festival Gastronómico da Lampreia da Ria, organizado pela Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e pela Câmara Municipal da Murtosa.
Para além da degustação da lampreia, o programa do festival inclui um conjunto de actividades que têm por objectivo dar a conhecer, aos visitantes, a beleza do território Murtoseiro, nomeadamente um passeio de moliceiro pela Ria e visitas guiadas, em bicicleta, ao percurso nascente do NaturRia.
As inscrições para o festival poderão ser feitas, até ao dia 13 de Março, na Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, através dos telemóveis 917 530 407 e 917 241869 e do e-mail moliceiro@hotmail.com, ou na Câmara Municipal da Murtosa, pelo e-mail gap@cm-murtosa.pt.
O Festival Gastronómico da Lampreia da Ria é o primeiro de uma série de grandes eventos gastronómicos, que terão lugar, na Murtosa, no ano de 2013, realizados no âmbito do projecto, coordenado pelo Município e pela Universidade de Aveiro, denominado “Promoção dos Recursos Endógenos da Ria: Conhecer, Usufruir e Preservar”, co-financiado pelo PROMAR, que visa potenciar o aproveitamento e valorização das espécies piscícolas da Ria, congregando os agentes locais, nomeadamente a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e os estabelecimentos de restauração do Concelho.
Embora a apanha da lampreia na Murtosa seja uma actividade com muitos anos, só a partir de 1998, por acção da Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, é que esta iguaria passou a integrar a gastronomia local, podendo, desde aí, ser degustada nos festivais, que aquela promove e em alguns dos restaurantes da zona.
No entanto, ainda hoje, a lampreia da Murtosa continua a ser procurada e adquirida por compradores de Entre-os-Rios, Penafiel, Sever do Vouga, entre outros locais. No Cais dos Pescadores da Torreira, do Bico ou da Ribeira de Pardelhas, sentem-se e vivem-se os movimentos que culminam na transacção da lampreia e de outros peixes que a Ria dá.
A Murtosa assume-se, cada vez mais, como um dos destinos de referência da lampreia em Portugal, pretendendo-se que o Festival Gastronómico da Lampreia da Ria se constitua como um dos pilares da estratégia de promoção gastronómica do Concelho e da Região, complementarmente a outras espécies emblemáticas, como a enguia, por exemplo.
Para o dia 20 de Abril, a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” e a Câmara Municipal, têm já agendada nova incursão gastronómica, com a realização da Festa do Sável e da Lampreia da Ria.
O ciclo de eventos gastronómicos inclui um grande festival no período de Verão, que se realizará na Torreira, culminando, em Setembro, com a celebração gastronómica daquela que é, sem dúvida, a maior embaixadora da Murtosa fora de portas: a Enguia da Ria.
Restaurantes aderentes do Concelho da Murtosa, que servem lampreia por encomenda:
            Freguesia da Torreira:
                        - Avenida - Praia – Telefone: 234 838 494
                        - Xávega - Mar – telefone: 234 838 544
                        - O Alberto – Telefone: 234 838 492
                        - Onda-Sol – Telefone 234 869 321
            Freguesia da Murtosa:
                        - O Moliceiro – Telefone: 234 865 191
                        - O Escondidinho – Telefone: 234 867 713
                        - O Bico – Telefone: 918 779 369
Fonte: cm-murtosa

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Rota da Lampreia e da Vitela em Sever do Vouga 2016


 Promover e divulgar os pratos de Lampreia e de Vitela assada à moda de Sever é o grande objectivo da Semana Gastronómica que tem lugar no concelho entre 12 e 20 de março 2016.

A gastronomia e o turismo de mãos dadas neste evento que bem se pode dizer, ter todo um conjunto de ingredientes, potenciadores de atractividade à restauração local, mas também à hotelaria regional, bem como aos pontos de interesse natural, cultural e patrimonial, do concelho de Sever do Vouga. E se de natureza, património e tradições este pedaço de território do distrito está bem servido, melhor ainda será o visitante, no que se refere à restauração, isto é, quer à qualidade quer diversidade das ementas, que vão dos pratos à doçaria.

Em época da apreciada Lampreia, esta iguaria não poderia ficar de fora do menu, ora com o tradicional “Arroz de Lampreia” ou a “Lampreia à Bordalesa” a que se junta uma outra especialidade com chancela própria de Sever, precisamente a “Vitela Assada com Arroz do Forno”, permitindo assim satisfazer todos os gostos.

Contribuir numa palavra para o desenvolvimento económico do concelho, juntando sinergias, valorizando produtos e actividades locais, mobilizando agentes locais, enaltecendo receitas constituem as mais valias desta Semana Gastronómica da Lampreia e da Vitela Assada à moda de Sever, que março nos traz, com o especial “Convite” para que não desperdice a oportunidade de Se(Ver) deliciado com a gastronomia de excelência da época e do concelho, além de recordar o Vouga e toda a sua história e vivências.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Feira de Março em Aveiro 2016

 Faz parte da tradição da cidade de Aveiro e é considerada a maior mostra económica da Região Centro. Organizada pela Câmara Municipal de Aveiro e pela Aveiro-Expo, a Feira de Março 2016 realiza-se entre os dias 25 de março e 25 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.
Um mês de pura animação para os fãs da gastronomia, da adrenalina e da música, num dos principais parques de diversão do país.

As entradas serão pagas às sextas-feiras, sábados e na segunda-feira de Páscoa.  






















quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Plaza Suite" em Estarreja 2016

O Cine-teatro de Estarreja recebe no próximo dia 27 de fevereiro, pelas 21h30, o espetáculo "Plaza Suite" com Alexandra Lencastre e Diogo Infante (120min c/intervalo | m/12).

É de amor que se fala em Plaza Suite. E do medo de o perder. Duas histórias muito diferentes, ambas pontuadas por um enorme sentido de humor. Na primeira parte, Alexandra Lencastre e Diogo Infante têm o casamento desgastado por uma relação que já só sobrevive através das recordações de um passado onde a felicidade parecia promissora. Na segunda parte, os dois atores são um casal com os tiques burlescos dos novos-ricos, a braços com uma filha que teme que o enlace lhe roube o sonho. Escrita por Neil Simon, um nome maior da dramaturgia norte-americana, Plaza Suite é uma comédia deliciosa que ninguém pode perder.
  




Neil Simon texto
Luísa Costa Gomes tradução
Adriano Luz encenação
Isabel Rosa assistente de encenação
Alexandra Lencastre, Diogo Infante,
Helena Costa e Ricardo de Sá interpretação
Fernando Ribeiro cenário
Isabel Carmona figurinos
Luís Duarte desenho de luz



Auditório 12,5€/ 10€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal)

Fonte: cineteatroestarreja

"Sónia, o Espetáculo" em Aveiro 2016















No dia 6 de março o Teatro Aveirense acolhe "Sónia, o Espetáculo", um espetáculo infantil com início marcado para as 16.00 horas. As crianças com menos de 12 anos pagam apenas 5 euros.

Sónia Araújo volta aos palcos com um novo espetáculo e com novas músicas!
Depois do sucesso do DVD "Sónia e as profissões", que atingiu a marca de "Platina" atribuído pela AFP, Sónia está de volta e desta vez, traz consigo "Hábitos Saudáveis"!

Com o verão à porta não é demais lembrar a importância do "Protetor Solar", e de malas feitas e com o carro na estrada é importante conduzir com precaução, e claro, nunca esquecer de apertar o "Cinto de Segurança"!

Uma vez mais a Sónia contagia e surpreende com a sua energia e boa disposição. As canções são bons conselhos, mas acima de tudo são melodias para se cantar em casa ou na escola, com a família e os amigos.

O espetáculo traz ao palco as canções novas com novas coreografias, e uma vez mais Sónia vem acompanhada com atores e bailarinos, e muitas surpresas que pequenos e crescidos não vão querer perder.

Fonte: cm-aveiro

Deolinda em Albergaria-a-Velha 2016








































 Fonte: cm-albergaria

Quarteto de Bolso em Albergaria-a-Velha 2016





Fonte: cm-albergaria

Exposição "Visit Águeda Natureza" 2016



O concelho de Águeda abrange um vasto e rico património natural e paisagístico, sendo que 11% do território está na REDE NATURA 2000 e incluí uma Zona RAMSAR. Os recursos naturais endógenos, que se estendem desde nascente (na zona serrana) até poente (junto à lagoa da Pateira), permitem a ocorrência de uma elevada biodiversidade e de múltiplas paisagens que convidam à descoberta do território e à prática de atividades desportivas, com destaque para o pedestrianismo, a orientação e o BTT. As aldeias serranas típicas, a floresta, os trilhos, parques, rios e ribeiras encerram experiências inesquecíveis e a vontade de voltar.

Até 30 de abril de 2016 estará patente ao público a Pateira de Fermentelos, Aldeia Pedagógica do milho antigo, percursos pedestres e muito mais….
 
O município levará a efeito diversas iniciativas neste âmbito nomeadamente, Workshop de birdwatching, Moinhos Abertos, Caminhadas e Desporto de Natureza.

Destacando-se a exposição | VISIT Águeda Natureza | patente ao público no posto de turismo de Águeda até 30 de abril.

Fonte: cm-agueda

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Teatro de Revista em Anadia 2016



Fonte: Município de Anadia

José Cid em Albergaria-a-Velha 2016



























José Cid, um dos nomes incontornáveis da música ligeira portuguesa, regressa ao Cineteatro Alba no próximo sábado, 13 de fevereiro, às 21h30, no âmbito das comemorações dos 181 anos da fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha. De resto, José Cid é dos poucos artistas a ter atuado no Cineteatro, antes e depois da remodelação da sala. No concerto, o cantor e compositor apresenta-se a solo, ao piano, num espetáculo intimista, onde serão recordados os êxitos de uma carreira com mais de meio século.
 
Nascido em Chamusca, no Ribatejo, em 1942, José Cid inicia o seu percurso musical com apenas 14 anos no grupo Os Babies, compondo a sua primeira canção, “Andorinha”, aos 17. Enquanto estudava, foi integrando outras bandas e, em 1965, lança o Quarteto 1111, que conhece sucesso imediato com o tema “A Lenda de El-Rei D. Sebastião”, que ainda nem estava gravado em disco.
 
O primeiro álbum a solo surge em 1971, altura em que José Cid começa a participar em festivais internacionais, como o World Popular Song Festival, o Festival da OTI ou o Festival Yamaha, no Japão, onde é premiado pela canção “Yesterday, Today and Tomorrow”. Lança também um novo grupo, os Green Windows, que alcança um sucesso considerável. José Cid acaba por vencer o Festival da Canção em 1980, com o tema “Um Grande, Grande Amor”, mas viu a sua canção, “Se Te Pudesse Abraçar”, em 1998, vencer o concurso, com o grupo Alma Lusa.
 
Ao longo de cinco décadas, José Cid editou mais de 30 discos, entre eles, o álbum “10.000 anos depois entre Vénus e Marte” (1978), que viria a ser incluído na lista dos 100 melhores álbuns de rock progressivo do mundo, organizada pela revista americana “Billboard”. Colaborou com nomes bem conhecidos do meio musical português, como Tozé Brito, Tonicha, Rita Guerra, Jorge Palma, Carlos do Carmo, Vitorino ou Paulo de Carvalho, lançando vários outros, como Inês Santos e Paulo Bragança. Em 2009, é o primeiro músico a ser distinguido com o Prémio de Consagração de Carreira pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).
 
Os bilhetes, que estão quase a esgotar, têm o preço de oito euros, sendo de cinco euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23. O Cineteatro Alba disponibiliza um serviço de babysitting gratuito.

Fonte: cm-albergaria