quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ROCK'ART 2012


O Rock’Art é um festival de música e… arte! Direciona-se para jovens amantes do rock e das expressões artísticas. Organizado pela Associação dos Amigos da Música de Anadia, teve origem num grupo de amigos interessados em animar a Bairrada com boa música.

Sopra, nos dias 7 e 8 de setembro, três velas no recinto do Vale Santo, em Anadia e conta, este ano, com mais novidades. Um festival com muita margem para crescer e se tornar num dos maiores festivais de música de verão.

Na área da música aposta em bandas de música portuguesas pouco conhecidas do grande público, tendo já passado pelos seus palcos nomes como Black Bombaim, Born a Lion, D3ö, Riding Pânico, Botswana, X-Wife, Youthless ou The Macaques.

Na área da cultura o festival tem dedicado o seu espaço às mostras de artesanato, curtas-metragens, concursos de pintura e fotografias. A novidade deste ano prende-se no “Mostra o teu talento!”, com a organização a convidar os jovens estudantes da região a inscreverem-se para abrilhantarem o Rock’Art.

As duas primeiras edições do festival somaram cerca de duas mil pessoas e a fasquia aumenta este ano com uma aposta mais forte nas bandas e na animação.

 O festival disponibiliza ainda campismo gratuito para todos os festivaleiros e bilhetes a preços acessíveis.


 

Festa de S. Roque 2012



Capela do Outeiro
Trata-se de uma festa muito querida no lugar, que leva, todos os anos, muitos populares de toda a vila a visitar a pequena mas muito bem ornamentada capela do Outeiro.

As festividades começam no sábado, dia 1 de Setembro, com um programa mais virado para os aspetos culturais e tradicionais do povo, música ambiente e atuação do agrupamento musical “Top Som”, a partir das 21h. 

No domingo, terá lugar uma arruada com a Tuna da Silveira (10h), missa acompanhada pelo grupo coral e seguida de procissão (11h30) e entrega do ramo ao novo juiz.
 A festa de S. Roque prosseguirá da parte da tarde com a atuação do Grupo GJ SHOW (às 17h e às 22h), que será intervalada pelo sorteio das rifas de 2012 (18h).

Os festejos em honra de S. Roque são, invariavelmente, ponto de encontro popular, onde o convívio e a alegria entre as famílias são evidentes.
No recinto haverá, como habitual, um bar com bom vinho e os tradicionais petiscos. 



Senhora das Dores 2012

A festa em honra da Nossa Senhora das Dores, em Recardães de Baixo, realiza-se no terceiro fim-de-semana de Setembro nos dias 15,16 e 17.

Os festejos arrancam no sábado, dia 15, com música ambiente, durante o dia, e com a atuação do conjunto “Avatar” (21h30).

No domingo, dia 16, irá decorrer a missa em honra da Nossa Senhora das Dores (8h45), segue-se a arruada acompanhada pela Mini Banda de S. Pedro, da Mealhada (10h), a procissão (17h) e a atuação do conjunto “Matrix” (21h30).

A festa encerra na segunda-feira, dia 17, com uma tarde de jogos tradicionais e animação pelas ruas com os “Amigos Unidos”, de Recardães; missa em memória de todos os falecidos do lugar (19h) e entrega do ramo à mordomia para o próximo ano (20h).

sábado, 18 de agosto de 2012

Romaria de S. Paio da Torreira 2012



Cumprindo uma ancestral tradição, de 5 a 9 de Setembro, a Praia da Torreira, no Concelho da Murtosa, volta a encher-se de gente, vinda dos mais variados pontos do País, em maré de celebração, para a Romaria do S. Paio da Torreira, indiscutivelmente a mais concorrida, popular e afamada da região marinhoa, naquele que é um dos principais cartazes turísticos da Murtosa.
Os pontos altos dos festejos são, como habitualmente, para além da procissão, as sempre espectaculares descargas de fogo de artifício no Mar (dia 7) e na Ria (dia 8), a Corrida de Bateiras à Vela (dia 8), a Corrida de Chinchorros (dia 8), o Concurso de Rusgas (dia 7) e a majestosa Regata de Moliceiros (dia 9). Este ano, na noitada do dia 7 para o dia 8, actuarão as “Tayti” e na noitada de 8 para 9, subirá ao palco do Largo da Varina a cantora Micaela.
O programa completo da Romaria de S. Paio da Torreira 2012 é o seguinte:
DIA 5 – quarta-feira
8.00h – Alvorada
22.00h – Atuação do Artista “João Belo e Bailarinas”
DIA 6 – quinta-feira
8.00h – Alvorada
22.00h – Atuação do Grupo “Sabores Latinos”
DIA 7 – sexta-feira
8.00h – Alvorada
22.00h – Concurso de Rusgas
22.00h – Atuação do Grupo “MJ”
24.00h – Sessão de Fogo no Mar
00.30h – Atuação do Grupo “Tayti”

DIA 8 – sábado
8.00h – Alvorada
10.00h – Missa na Capela de S. Paio seguida de Procissão
16.00h – Concerto pela Banda “Visconde de Salreu” no Largo 30 de Outubro
16.30h – Corrida de Chinchorros*
17.00h – Corrida de Bateiras*
22.00h – Atuação do Grupo “Avatar”
24.00h – Sessão de Fogo na Ria
00.30h – Atuação da Artista “Micaela”

DIA 9 – domingo
8.00h – Alvorada
10.00h – Concurso de Painéis
16.30h – Regata de Barcos Moliceiros*
17.00h – Atuação do grupo “MP3”
18.30h – Entrega dos prémios dos concursos e regatas
*sujeito a alterações em função da maré


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Festas do Mar em Ovar 2012



De 7 a 10 de Setembro vão realizar-se as tradicionais Festas do Mar na praia do Furadouro. 
O programa é o seguinte:

7 de Setembro (sexta-feira):
21h00 - Procissão das velas com saída da Capela da Sr.ª do Parto (Ovar)
e da Capela do Furadouro com encontro no Carregal e regresso ao Furadouro. 
23h30 - Duo “Mar Calmo” (Av. Central)

8 de Setembro (sábado):
22h00 - Grupo Musical “Nova Geração” (Av. Central)
24h00 - Sessão de fogo de artifício com oito frentes, na Praia do Furadouro.

9 de Setembro (domingo):
9h30 - Arruada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar pelas ruas do Furadouro.
11h00 - Missa Campal, celebrada pelo reverendo Padre Tiago
e cantada pelo Grupo Coral “Sol Poente do Furadouro”.
15h30 - Procissão com bênção ao mar acompanhada pela Fanfarra dos B. V. de Ovar
e pela “Banda Boa União” (percurso habitual pelo areal da praia).
22h00 - Grupo Musical “Saxband” (Av. central).
24h00 - Fogo de artifício na Praia do Furadouro

10 de Setembro (segunda-feira):
22h00 - Arraial com o Grupo Musical “Estrelas de Ouro” (Av. Central)

Festa Anual de Angeja 2012

O Grupo Folclórico “As Lavadeiras do Vouga” de Angeja comemorará 29 anos de existência com festejos, de 17 a 19 de agosto, animados por várias atividades, de que destacamos o momento alto que será o seu XXVIII Festival Folclore que terá lugar no dia 19 á tarde, a partir das 15h e que será enriquecido com a participação de outros excelentes grupos de que destacamos, pela exuberância da região que representam, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane do Baixo Minho.

Estes acontecimentos terão lugar no ex libris da vila de Angeja, o largo do Areal, situado na margem direita do Rio Vouga onde as lavadeiras do Vouga lavavam a roupa.




Programa:

Sexta-feira, 17 de Agosto:
ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO ANGEJENSE (22h)
Sábado, 18 de Agosto:
Abertura da Iº Mostra de Velharias e Artesanato (15h)
SinalMais Music de Águeda (22h)

Domingo, 19 de Agosto:
 XXVIIIº Festival Nacional de Folclore (15h)
  • Grupo Folclórico As Lavadeiras do Vouga – Angeja
    Região Baixo Vouga
  • Grupo F. e E. de Granja do Ulmeiro – Soure
    Região Baixo Mondego
  • Rancho Regional de Campo – Valongo
    Região entre Minho e Douro
  • Rancho Folclórico do Carregado
    Região Estremadura
  • Grupo Etnográfico Rusga de Joane – V. N. Famalicão
    Região Baixo Minho
Banda Smile de Albergaria-a-Velha (22h)

sábado, 11 de agosto de 2012

Festa da Srª. da Saúde em Fermentelos 2012


Os festejos da Senhora da Saúde estão marcados para 14, 15 e 16 de Agosto. Do programa destaca-se a procissão das velas seguida de missa, no largo com o nome da padroeira (dia 14, às 21h). No dia 15 de Agosto, irão atuar as bandas Nova e Pessegueirense e no dia 16, pelas 22h, será a vez de José Cid. 
Esta festa será também marcada com o habitual e grandioso espetáculo piromusical com fogo preso após o “disputar” das duas bandas. 
 
 Espetáculo Piromusical na festa da Srª. da Saúde em 2010

Milagre da Urgueira e Romaria à Srª. da Guia 2012


Dia 19 de Agosto, a Associação Etnográfica Os Serranos volta a organizar a romaria tradicional a Nª. Srª. Da Guia em Macieira de Alcôba, Águeda.  Durante este festival, o folclore serrano é evocado, mas sobretudo vivido no seu ambiente. É como se todos entrássemos numa máquina do tempo, programada para o regresso ao final do século XIX.
Em 2012, o evento tem reforço de parcerias e ganha uma nova valência: a da gastronomia tradicional, com o apoio da Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu e a presença de representantes de diversas confrarias a nível nacional, para partilhar as iguarias do farnel romeiro. 


Emblemático forno do milagre da Urgueira


Na sexta-feira, dia 17, o almoço é o habitual cozido serrano, debaixo da sombra e ao som da brisa que roça nas agulhas dos pinheiros e nas folhagens dos sobreiros e dos carvalhos. No sábado à noite, o forno que já está a aquecer há dois dias, é posto à prova com caçoilas de carne de ovelha carqueijeira, para a célebre lapantana da serrania caramulana, para que o serão seja paladoso e divertido, depois de ter acompanhado a viagem da Nª. Srª. Da Guia, desde a capela de S.Martinho até à sua ermida.

O domingo, 19 de Agosto, amanhece para ser grande. Esperam-se milhares de romeiros com os seus farnéis e sete grupos de folclore de diversas regiões do país, desde o Alentejo até ao Douro Litoral, para encher de vibrações as três eiras onde o povo se apinha, para ser também parte daquela festa, por direito e por desejo.

A missa, ao meio-dia, concentra o pico de celebração e estende-se como a procissão que leva a Senhora da Guia ao longo do parque e em torno do forno, dando a bênção aos romeiros, aos seus farnéis e bendizendo a alegria comunitária do povo serrano, elevado à categoria de dom e que deve ser preservado e tomado como se fosse o oitavo sacramento, tal é o seu valor espiritual. E na volta ao forno, faz-se a ligação dos rituais que usam o pão como alimento e como símbolo sagrado das suas tradições. Depois desta sagração, chegará a altura de entrar o homem no forno, para meter a broa grande e consumar o ato corajoso, apenas vencido com grande respeito pelas forças da natureza e também respeito pelo significado místico do pão que alimenta o corpo e a alma.

Depois de abrir e partilhar os farnéis, a tarde será de animação sem fadiga, nomeadamente para os sete grupos de folclore que hão-de pisar cada uma das três eiras e misturar-se com o povo, que também se misturará nas modas de roda e nos viras.

Festival Internacional de Folclore de Arouca 2012

Organizado pelo Conjunto Etnográfico de Moldes decorrerá, de 15 a 18 de Agosto próximo, o XXX Festival Internacional de Folclore de Arouca.
A programação contempla espectáculos com grupos de relevante importância no panorama da etnografia em Portugal, não faltando workshops e oficinas de dança para além da Noite Gastronómica como oportunidades para o público experienciar o mais genuíno do folclore português e polaco.
A 30ª edição coloca um enfoque especial nas questões da defesa do património imaterial nomeadamente na perspectiva da acção desenvolvida pelos grupos folclóricos, integrando a exibição do documentário "Sinfonia Imaterial" de Tiago Pereira, uma produção da Fundação Inatel.
A dimensão internacional será, este ano, assegurada pelo grupo Niecieczanie oriundo da Polónia.
  








PROGRAMA

XXX Festival Internacional de Folclore de Arouca

Quarta-Feira | 15 de Agosto 2012

22h00 | Ronda Típica da Meadela (Viana do Castelo) e Niecieczanie Folklore Ensemble (Polónia) - Espectáculo e workshop de dança
Local: Praça Brandão de Vasconcelos

Quinta-Feira | 16 de Agosto 2012

15h00 | Palestra "O papel dos grupos folclóricos na defesa do património imaterial" por António José Gabriel (Vice-Presidente da Direcção da Federação do Folclore Português)
15h30 | Exibição do documentário " Sinfonia Imaterial"
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Arouca
22h00 | Oficina de Dança com a participação do Conjunto Etnográfico de Moldes e do Niececzanie Folklore Ensemble (Polónia)
Local: Centro Cultural e Recreativo de Moldes

Sexta-Feira | 17 de Agosto de 2012

20h30 | Noite Gastronómica com sabores típicos de Portugal e Polónia
| Espectáculo com o grupo Niecieczanie Folklore Ensemble
(Efectuam-se reservas pelos nº 966 108 178 e 912 160 758)
Local: Pátio interior do Mosteiro de Arouca

Sábado | 18 de Agosto de 2012

18h30 | Desfile Etnográfico
Local: Av. 25 de Abril, Alameda D. Domingos de Pinho Brandão, Pr. Brandão de Vasconcelos
22h00 | Espectáculo de Folclore com os seguintes grupos:
Rancho Folclórico de Paço de Sousa - Penafiel
Rancho Folclórico dos Campinos de Azinhaga - Golegã
Rancho Folclórico Poveiro - Póvoa de Varzim
Rancho Folclórico de Seia - Seia
Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses - Arouca
Niecieczanie Folklore Ensemble - Polónia
Local: Terreiro de St.ª Mafalda