quarta-feira, 15 de junho de 2016

Expo Bairrada em Oliveira do Bairro 2016




A ExpoBairrada 2016 vai realizar-se entre os dias 8 e 17 de julho, no Espaço Inovação, elevando Oliveira do Bairro a capital da região bairradina, apresentando as suas múltiplas vertentes diferenciadoras, como são a indústria, o comércio e os serviços, mas também a gastronomia e a enologia ou o artesanato e o desporto equestre.
Este ano com um novo conceito – “Tanta Bairrada num só Espaço” –, a ExpoBairrada apresenta também um cartaz de espetáculos ao nível dos melhores eventos musicais do país, com nomes como Mikael Carreira, Agir, Richie Campbell, Azeitonas, Quim Barreiros ou C4 Pedro, entre outros, que se juntam a José Cid, nome incontornável do panorama musical nacional e que tradicionalmente tem atuado na primeira noite do certame, trazendo invariavelmente milhares de pessoas a Oliveira do Bairro. De salientar que o Espaço Inovação contará com 3 palcos, apostando na diversidade e qualidade não só dos “grandes nomes da música nacional” mas também em projetos musicais do concelho e da região, que na ExpoBairrada têm a oportunidade de apresentar o seu trabalho para um público mais vasto.

Com organização da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a ExpoBairrada apresenta-se como o palco privilegiado para a afirmação e desenvolvimento da economia da região, “constituindo-se como um contributo, apoio e incentivo ao nosso tecido económico, na certeza de que vale a pena investir em iniciativas que promovam as empresas e o concelho, gerando riqueza e criando emprego”, conforme refere Mário João Oliveira, Presidente da autarquia.

O salto qualitativo do certame conseguido no ano passado vai ter sequência nesta edição de 2016, com o aumento significativo do número de expositores, em mais uma prova de que o tecido empresarial reconhece este certame como a grande montra do que de melhor se faz nesta região, contribuindo para a construção da marca Bairrada enquanto património identitário.

Para a edição de 2016, o Município de Oliveira do Bairro volta a contar com a parceria de entidades locais e regionais, como são os casos da Associação Comercial Industrial da Bairrada (ACIB), Associação Equestre da Bairrada, Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro (CALCOB), Clube Ornitófilo da Beira Litoral, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Comissão Vitivinícola da Bairrada, Rota da Bairrada e Kiwicoop.

A versatilidade do programa permite a apresentação de um conjunto de propostas diversificadas e convidativas, a preços bastante acessíveis, para toda a família, para o público que procura conciliar negócios com lazer e para os aficionados da arte equestre.

As entradas para a ExpoBairrada variam entre 1,00€ e 1,50€, com acesso a todas as zonas. Para crianças até 10 anos de idade a entrada na feira mantém-se gratuita.


ESPETÁCULOS E EXPERIÊNCIAS NA EXPOBAIRRADA 2016

Ao longo dos 10 dias, de 8 a 17 de julho, o programa da ExpoBairrada apresenta um cartaz de espetáculos verdadeiramente irresistível, que procura ir ao encontro de todas as gerações e vai muito além dos cabeças de cartaz das várias noites. A aposta no desporto equestre sai também reforçada, com a realização de vários concursos nacionais de Saltos, de Modelo e Andamentos e ainda de Atrelagens, que vão decorrer ao longo de todo o evento.

A gastronomia e enologia, áreas diferenciadoras e grandes apostas económicas da Região, voltam a ter grande destaque na programação, destacando-se o Festival do Kiwi, um dos produtos ex-libris do concelho de Oliveira do Bairro, e várias provas de vinhos, que contarão com a presença de produtores e caves da Bairrada, num espaço dedicado ao efeito. Também a área do turismo terá uma presença reforçada nesta edição com uma representação da Turismo Centro de Portugal e de vários operadores turísticos.


Cartaz musical de grande qualidade

A ExpoBairrada 2016 volta a reunir um cartaz de luxo, que reúne alguns dos nomes mais populares e versáteis da atualidade, passando por vários estilos musicais como o Pop Rock, Reggae, Música Popular, Kizomba, R&B e Pop, entre outros.

Como tem sido tradição, José Cid “abre” o certame na 6.ª feira, 8 de julho, com mais um concerto onde os seus maiores êxitos, verdadeiramente transversais a todas as idades, serão ouvidos e cantados em uníssono por milhares de pessoas. Na noite seguinte, sábado, estreiam-se em Oliveira do Bairro Os Azeitonas, com o seu Pop Rock sofisticado e divertido, que vão levar o público a “ver os aviões”* no Espaço Inovação (*música “Anda comigo ver os aviões). Richie Campbell regressa ao palco da ExpoBairrada na 3.ª feira, dia 12, trazendo consigo a energia e os sons da Jamaica, para mais um espetáculo memorável. 4.ª feira é dia de música popular com Quim Barreiros, que fará a festa com a sua boa disposição e os seus êxitos “picantes” que agradam a todas as gerações. Também em estreia no Espaço Inovação, estará o eclético músico angolano C4 Pedro, na 5.ª feira, noite em que os sons africanos serão reis. 6.ª feira é dia de Agir. O jovem produtor e músico, que vai atuar também pela primeira vez para o público oliveirense, traz consigo R&B e Hip Hop, entre outros géneros, num espetáculo onde não faltarão temas como “Make Up” ou “Como ela é bela”. O clã Carreira regressa à ExpoBairrada, desta vez com Mickael, que apresentará um espetáculo inesquecível, cheio de êxitos em que o romantismo se veste entre o pop e a música de acento latino. Mais uma noite em que se esperam milhares de pessoas, de toda a região, para aplaudirem o talento e carisma de Mickael Carreira.

Também os talentos made in Bairrada vão ter palco, destacando-se a 5.ª edição do espetáculo musical “Canta-me como foi”, uma produção da Escola de Artes da Bairrada, e a orquestra Plano B, para além de bandas locais e DJ’s que diariamente vão animar as noites do certame.

Na área de exposição será possível conhecer o tecido industrial e comercial não só do concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a Bairrada, para além do melhor artesanato que se faz na região. No exterior do recinto destacam-se a área de restauração e os palcos, por onde vai passar grande parte da animação da feira. Para os mais novos, haverá uma “quinta pedagógica”, local onde poderão fortalecer a sua ligação com as tradições rurais do concelho, através do contacto privilegiado com a natureza e com os animais. 

Fonte: www.cm-olb.pt